Quem são os Cientistas de Dados?

Frequentemente, trabalha próximo aos Engenheiros de software, Engenheiros de aprendizado de máquina e Cientistas de dados. Ambos tem como responsabilidade trazer conhecimentos a partir de dados para auxiliar a tomada de decisão do negócio e trabalham com dados estruturados. Porém, o analista de dados gera análises descritivas ou diagnósticas e procura padrões para responder curso de cientista de dados as perguntas do negócio que podem depois virar relatórios para BI. O meu propósito com essa série de artigos é te ensinar a definir o seu objetivo profissional a curto prazo e como fazer o planejamento para conquistá-lo. Quero te ajudar também a entender o que é ser um Cientista de Dados. Talvez você até descubra antes que tem mais fit com outra profissão de dados.

Atividades sobre o Dia da Terra

A IESB, a FIA, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, a PUC Minas, a FGV e a USP são exemplos de universidades com aulas de ciência de dados. Alguns anos atrás, as universidades começaram a perceber que os empregadores queriam programadores que soubessem trabalhar em equipe. Então, os professores ajustaram suas aulas para acomodar isso – e alguns programas, como o Institute for Advanced Analytics da North Carolina State University, se prepararam para produzir a próxima geração de cientistas de dados.

O que a profissão trouxe de benéfico para as companhias e colaboradores?

  • Afinal, ela consiste em traduzir os dados e dispô-los em representações gráficas para a análise dos gestores da empresa.
  • Isso ocorre devido ao crescimento do uso da tecnologia para cada vez mais tarefas de empresas e até mesmo as cotidianas.
  • É muito importante poder seguir uma carreira que sustente uma vida confortável.
  • Nesse momento, entra a noção de machine learning e deep learning, bem como conceitos como visão computacional e processamento de linguagem natural.
  • De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial sobre profissões do futuro, a ciência de dados é uma das áreas que lideram o ranking, tendo um grande número de oportunidades e salários.
  • Ter um ritmo faz você manter aquele trabalho a médio-longo prazo, então a gente vê uma correlação entre você ter ritmo com um objetivo a médio-longo prazo de concluir diversos estudos.

Em segundo, dada a amplitude de projetos de Data Science e Big Data, dificilmente haverá um único profissional atuando e sim uma equipe de Data Science, normalmente liderada pelo Cientista de Dados. E no Data Science Team, diferentes perfis irão atuar, como por exemplo especialistas em segmentos de negócio. Para que você vai coletar montanhas de dados e aplicar modelos de análise? As empresas não vão iniciar um projeto de Data Science, se isso não for relevante para o negócio. Portanto, o Cientista de Dados deve estar familiarizado com a área de negócio para a qual ele está iniciando um projeto, utilizando Data Science.

Modelos de aprendizado não supervisionado

  • Por isso, resolvi começar uma série de artigos para tentar auxiliar quem está passando por essas situações.
  • É um curso que demanda bastante tempo para sua conclusão, mas possui uma linguagem simples (bom para quem está começando).
  • Responsável por transformar dados em conhecimentos que irão auxiliar a tomada de decisões do negócio.
  • Especificamente, podemos mencionar álgebra linear e cálculo como subáreas fundamentais para o trabalho em Data Science.

Mas, além disso, vale dizer que grandes companhias têm investido na ciência de dados no setor de RH para entender melhor os comportamentos humanos e, assim, otimizar os resultados e a relação com os seus funcionários. Por isso, ela está fortemente associada às ações da empresa, como criação de aplicativos, redes sociais, serviços financeiros, entre outros. Não por acaso, os cientistas de dados têm ocupado espaço https://www.ubirataonline.com.br/2024/04/30/ciencia-de-dados-como-a-inteligencia-artificial-afeta-o-futuro-da-profissao/ em organizações dos mais diversos segmentos, desde bancos e empresas de pesquisa de mercado até indústrias e agências de publicidade. As oportunidades de emprego na área da ciência de dados estão a todo vapor! Afinal, todas as grandes empresas precisam de profissionais especializados nesse segmento. Responsável por transformar dados em conhecimentos que irão auxiliar a tomada de decisões do negócio.

Pode parecer algo meio “assustador” no começo, pelo menos é o que muita gente fala, mas com o foco certo e os professores certos, programação não é nem de perto a atividade mais complexa de um profissional de Ciência de Dados. Processamento, pré-processamento, Machine Learning, otimização, Visualização e execução do ETL são só algumas das atividades que uma noção mais forte de programação irão te ajudar a executar todas tranquilamente. Os dados extraídos passam por um processo de transformação, onde são limpos, organizados e estruturados de acordo com os requisitos específicos do sistema de destino ou do modelo de dados.

Linguagem de programação